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sexta-feira, maio 14, 2004

O Elogio da Cassette - Parte II 

A mixtape: das ruas para os estúdios de gravação.

Nos anos 80, com o aumento da popularidade do hip hop e com o aparecimento de novos artístas e tendências, o universo das mixtapes diversifica-se e o conceito de "party-tapes" vai ficando para trás.

Na 2ª metade da década de 80 e no início de 90, Kid Capri segurou o título de rei no circuito das mixtapes em Nova York. Durante esses anos Capri gravou mixtapes que se tornaram clássicas como "52 Beats", que se distinguiu por ser a primeira ser concebida à base de breakbeats e outra, com o título 10/9/89. Ao lado de Capri, Djs como Funkmaster Flex, Brucie B, Ron G, Doo Woop, S&S e dj Clue tiveram os seus momentos marcantes no cenário nova yorkino no início dos anos 90. Flex e Woop, continuaram a produzir mixtapes que ilustravam as suas influências no hip hop. Ron G destacou-se por ter começado a misturar instrumentais de hip hop com accapellas de R&B – uma fórmula que era, até então desconhecida mas que hoje é adoptada em muitas produções de R&B – e apresentou uma série de mixtapes intituladas de "Blends". Estes são bons exemplos que mostram como os djs de mixtapes naquela época, além de apresentarem novos artístas, contribuiram igualmente para moldar a sonoridade do hip hop.

Na 2ª metade dos anos 90, Dj Clue contribuiu com mais um elemento inovador, isto é, mais do que mostrar os seus skills como dj, apostou essencialmente em revelar emcees através de freestyles ou temas exclusivos. Ele foi o primeiro a apresentar antecipadamente alguns hits de rap, tais como “Juicy” do Notorious B.I.G., a versão original de “It’s all about the Benjamins” do Puff Daddy e o “Ain’t No Nigga” do Jay-Z, e a revelar alguns emcees que hoje são internacionalmente reconhecidos, tais como Noreaga, Cm’ron, DMX, Fabulous, Mase, Ja Rule e Lox através de freestyles exclusivos.

Mais recentemente, à semelhança de Clue, Kayslay (a.k.a Slam Your Favorite Dj ou a.k.a The Drama King) emergiu entre os djs mais populares na cena mainstream do hip hop em NY. Depois de liderar a propagação do beef entre Jay-Z e Nas, Kayslay começou a produzir uma série de mixtapes intituladas "Streetsweeper". Os seus constantes shout-outs, os freestyles relacionados com beefs e quedas de celebridades são os seus temas predilectos e ajudam-nos a identificar facilmente um trabalho seu.

O sucesso e genuinidade das mixtapes teve em tempos a sua época alta em matéria de originalidade e criatividade, mas como seria de esperar, a indústria da música apoderou-se do conceito, banalizou-o e conferiu-lhe um estatuto quase equivalente a um álbum ou a uma compilação. Além disso, o formato cassete tem vindo a desaparecer e a ser substituito por outro formato, o cd.

De resto, como porta de entrada na indústria do hip hop, as mixtapes continuam a ter um papel fundamental na revelação de novos talentos. São como a janela das editoras discográficas para as ruas e têm a vantagem de dar uma grande liberdade aos artístas (ainda que os direitos de reprodução e propriedade intelectual tenham começado a ser controlados a partir dos anos 90).

As mixtapes, foram as responsáveis pela popularidade massiva de muitos emcees e ao mesmo tempo permitem que artístas como Phil da Agony (juntamente com Krondon e Mitchy Slick no projecto Strong Arm Steady) continuem a a editar as suas cenas, ultrapassando assim as dificuldades que têm com as editoras (este é um exemplo entre muitos!).

Ainda continua....

(se quiserem fazer reparos e/ou comentários estejam à vontade! Eu agradeço.)


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