<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, março 08, 2005

Mulheres 

Há 145 anos, no dia 8 de Março de 1857, teve lugar aquela que terá sido, em todo o mundo, uma das primeiras acções organizadas por trabalhadores do sexo feminino. Centenas de mulheres das fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque iniciaram uma marcha de protesto contra os baixos salários, o período de 12 horas diárias e as más condições de trabalho. Durante a greve deu-se um incêndio que causou a morte a cerca de 130 manifestantes e como forma de homenagem, o dia 8 de Março é, desde 1975, o Dia Internacional da Mulher.

Em Portugal, a luta pela igualdade dos direitos e pela melhoria das condições de vida das mulheres foi um processo longo e entre as mulheres que mais participaram activamente nessa luta esteve Ana de Castro Osório. Foi a primeira mulher a defender a igualdade no direito ao voto, numa época de forte repressão e de censura política e religiosa, numa sociedade em que só “os chefes de família” podiam votar, enfim, noutros tempos.

Apesar dos vários movimentos activistas femininos da época (Mocidade Portuguesa Feminina, o 1º jornal feminista da Europa “A voz feminina”, entre outros), só em 1974, após o 25 de Abril, é que foi aprovado o Decreto-Lei que abolia todas as desigualdades baseadas no sexo relativamente à capacidade eleitoral, ou seja, parte dos nossos direitos, passaram a estar protegidos por lei.

A seguir a este, outros momentos de vitória se seguiram e hoje, a mulher é independente, livre e tem direitos iguais aos dos homens. Infelizmente, estes direitos ainda são violados em muitas sociedades, nalguns casos essa violação é bem visível, mas noutros, é mais subtil e silenciosa.

Hoje, 2005, apesar de tudo, as coisas melhoraram! Mas será que a condição da mulher melhorou a todos os níveis!? O que é que ela não tinha e passou a ter? Será que as mulheres portuguesas conhecem bem os seus direitos? E será que os defendem?

Antes, a mulher tinha os “estatutos” de mulher-casada, mulher-mãe, mulher- dona de casa. Hoje, continua com esses mesmos “estatutos” mas tem vindo a acumular mais alguns, como por exemplo, o de mulher-profissional. Hoje temos mais responsabilidades, mais dores de cabeça, e as competências que nos são exigidas são também maiores.

Hoje a mulher ideal, é uma espécie de mulher “faz tudo” e além disso convém que seja bonita, que se vista bem, que seja simpática, que tenha sentido de humor, que seja boa na cama, que cuide da sua imagem, etc.

Que este dia sirva para lembrar todas as grandes mulheres, as lutadoras, as que não permanecem caladas, as mulheres portuguesas, pelos anos que passaram oprimidas numa sociedade baseada no lema “Deus, Patria, Família” e as novas mulheres que têm outras guerras pela frente, as mulheres africanas, que são um nobre exemplo da força e do poder feminino, no meio de muitas dificuldades é o seu trabalho que mais contribui para a subsistência e desenvolvimento das suas comunidades. Em muitos países africanos são as mulheres as “chefes de família”.

Gostava que os homens se lembrassem que a imagem da mulher "faz tudo" não é apenas uma imagem mas sim um facto e bem real. São não houver partilha de responsabilidades as mulheres vão começar a dispensar os homens, porque afinal de contas se lhes é pedido que saibam fazer tudo, precisamos dos homens para quê?

Por agora deixo-me de conversas, porque no fundo, no fundo, isto é um dia como outro qualquer, e como diz a minha mãe “dias da mulher são todos os dias”.


E como não há tempo para links ficam aqui alguns (poucos) nomes da música que para mim são referência e grandes fontes de inspiração, e em jeito de homenagem, pretendo logo à noite passar alguns temas destas Senhoras nos pratos (mas não os de loiça!):

Ella Fitzgerald - Billie Holiday - Nina Simone - Dinah Whashinton -Anita Baker - Fontella Bass - Jocelyn Brown - Randy Crawford -Gwen McRae - Patti Labelle - Aretha Franklin - Célia Cruz - Edith Piaf - Maria Callas - Maria João Pires - Amália Rodrigues – Rita Lee – Simone - Maria Bethânia - Miriam Makeba - Leta Mbulu -Angélique Kidjo - Cheikha Rimitti - Cesária Évora - Lata Mangeshkar – Bahamadia - Queen Latifah - Mary J. Blidge - Angie Stone -Jill Scott - Zap Mamma - Jean Grae - Les Nubians – Goapele - Stephanie Mckae.....


This page is powered by Blogger. Isn't yours?