<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, outubro 29, 2004

... 

Aproxima-se um fim-de-semana prolongado..uuhhm!
Há uma boa proposta para amanhã à noite nas Docas de Alcântara, dancehall pela noite dentro com a artísta de reggae alemão Patrice e a sua Shashamani Band, o Sounsystem francês Stand Tall, Prince Wadada, o grupo de reggae do Porto Sativa e o Soundsystem Yes Mi Selecta.

Eu, o Kronic e o Cruzfader temos outra missão a cumprir...

Bom fim-de-semana!



Segredos bem guardados 

"Best Kept Secret"...é um álbum que ainda não saiu do meu leitor de cds esta semana e por isso era inevitável que não falasse dele.
Logo após a gravação do fantático "Fantastic vol I" o trio de Detroit - Slum Village - decidiu editar algum material que não chegou a ser usado (os restos!-_-). São aproximadamente 30 minutos de versões produzidas pelo Jaydee (entre as quais o arrepiante tema "The Look of Love" part I e II) e duas remisturas do Madlib. Para os amantes de SVilla e dos beats do Jaydee este é um "segredo" que vale a pena desvendar.

"BEST KEPT SECRET" sob a identidade de J-88



...só um cheirinho ( ouvir)

quarta-feira, outubro 27, 2004

Hot shit! 

Jean Grae - "This week"
Jean Grae."This Week".2004.Babygrande Records.

Esqueçamos as abordagens que já é costume fazerem a mulheres ligadas ao hip hop, tais como: "como é ser uma mulher-mc ou mulher-dj?". O mérito e o respeito (e não a fama!)ganha-se quando o trabalho tem qualidade independentemente das questões do género! E Jean Grae é para mim um exemplo disso. É uma grande rapper entre "os e "as"!

Dois trabalhos antecedem "This week"

"The attack of the attacking things" (2002)
"The bootleg of the bootleg EP" (2003) - E foi este que me levou até Jean Grae.

Se quiserem conhece-la melhor visitem o seu site ou perguntem à malta da Okayplayer!

Dois temas para ouvirem:
"You don't want it"
"It's a wrap"

Fiquem!



quarta-feira, outubro 20, 2004

The Revolution will not be televised 

A revolução não será televisionada... dizia Gill Scott Heron em 1971.
Este som intemporal merece sempre a nossa atenção.
A revolução começa dentro de nós, passa pelo nosso discurso e concretiza-se nos nossos actos... mas esta conversa veio a propósito de outra revolução, televisionada. Está ai mais um Festival de Cinema Documental e apesar deste ano a temática estar demasiado centrada nas questões do Iraque, concerteza que há documentários que merecem ser "televisionados". Consultem o programa
aqui se estiverem interessados.

Gill Scott Heron. "Pieces of a man". Flying Dutchman 1971.
Ouvir "The revolution will not be televised"

(As coincidências são assim mesmo...o autor do blog Funk You escolheu este tema do Gill Scott Heron para a sua secção "song of the day". Se andarem à procura de breaks ou simplesmente são amantes de música não deixem de visitar este blog).

"Estado Sitiado" 

...muito interessante este artigo do Prof. Boaventura Sousa Santos.


sexta-feira, outubro 15, 2004

Ngonguenheiros 

Os ngonguenheiros já têm site!
Onde é que vocês andam e quando é que dão um concerto na lisa?

Holla!

quinta-feira, outubro 14, 2004

Hip Hop 

Numa altura em que os hippopers americanos comemoram 30 anos de existência, é natural que recordem as suas origens, a sua história e os seus protagonistas... back-in-a-days. Outros preferem reflectir sobre o percurso que o Hip Hop tem feito até hoje e sobre os equivocos e a banalização que tem conhecido.

Uma das discussões defende que, de um lado estão aqueles que fazem Hip Hop e que o encaram como a “galinha dos ovos de ouro”, e a esses interessa-lhes o protagonismo, a fama, o dinheiro, a extravagância. De outro lado, estão aqueles que fazem rap e a esses interessa fundamentalmente a qualidade e o conteúdo, preservando os princípios de fidelidade consigo próprios e com o seu público.

Mas hoje também se colocam outro tipo de questões ao Hip Hop, questões mais "académicas", ou se preferirem, mais epistemológicas sobre o conceito de Hip Hop, sobre aquilo que representa e sobre as diferentes interpretações. Por exemplo, acreditem ou não, há quem defenda que um real rapper deve ter também um papel de activista social, tem de dropar rimas "conscientes", mas isso é bullshit! Eu posso dropar grandes rimas sobre o amor, com grande flow e nem por isso deixo de ser uma real rapper! Um rapper é acima de tudo um artísta e nessa condição pode rimar sobre aquilo que quiser. Entre nós, as mensagens nas rimas do Chullage não têm nada a ver com as do Sam The Kid, nem as do Valete se comparam às do Bellini mas todos eles são real rappers.
É importante não esquecer que o Hip Hop na sua origem não tinha nenhum objectivo intencional de fazer intervenção social, tratava-se simplesmente de criação artística...arte no seu estado puro e genuíno, fazer música, dar Ritmo As Palavras, colorir as paredes da urb e inventar passos de dança, quer seja aqui ou na América. Também é importante não perder de vista a ideia de que principalmente os rappers têm uma grande influência sobre a sua audiência e as suas mensagens são sempre ouvidas com atenção.
Enfim politizar o hip hop, "plastificar" o hip hop, rap...isto é matéria que chegue para uma discussão de várias horas e por isso fico por aqui mas recomendo-vos uma passagem pelo blog do Jay Smooth para lerem as suas crónicas e participarem em discussões em torno de ideias como, Hip Hop e activismo, Hip Hop e política, e os equivocos e mentiras que rodeiam o hip hop.

Se não estiverem para ai virados podem ler algumas entrevistas interessantes com...
Prince Po
Alquemist

Ou ainda sentir o novo álbum dos De La Soul...
"The Grind Date" - 2004 (clicar para ouvir)
E a propósito de recordações da Old School também aconselho uma passagem pelas imagens de Martha Cooper, uma fotógrafa que lançou recentemente um livro com as fotos que tirou há mais de 20 anos atrás. Cool!!
Holla!

segunda-feira, outubro 04, 2004

Estou só de passagem para dropar umas cenas ...

(os links indicados abrem com o Windows Media Player...espero eu!)
Skillz feat. The Roots - "Take It Back" (True Notes Vol.1)
Talib Kweli feat. Mary J.Blige- "I Try" (Beautifull Struggle)
Pete Rock - entrevista e actuação (com o CL.Smoth)
Wordsworth - Slam Bush (debate entre o rapper Wordsworth e o presidente G.Bush)
----
Se ainda não têm programa para hoje à noite fica aqui uma proposta (consultem a agenda do site h2tuga se precisarem de mais informação)



Vou dar de fuga!



This page is powered by Blogger. Isn't yours?